associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Inscrições abertas para o Programa “QI PME Norte – Formação para Empresários”

in Formações
Création : 04 août 2010

A ACIAB tem, actualmente, inscrições abertas para o Programa “QI PME Norte – Formação para Empresários”, onde serão seleccionados trinta e cinco empresários. Os objectivos passam por reforçar e desenvolver as competências dos empresários de micro, pequenas e médias empresas (PME), através da realização de acções de formação e de aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.

Os destinatários da formação desenvolvida neste âmbito são empresários, detentores de empresas com número de trabalhadores igual ou inferior a 100, e deverão representar empresas na nossa região.

A iniciativa dirige-se, preferencialmente, a empresários representantes de empresas integradas em sectores de bens e serviços transaccionáveis, preferencialmente, geradores de maior valor acrescentado, com capacidade de competir no mercado internacional ou correspondendo a formas inovadoras de serviços de elevada procura interna.

A formação em gestão, destina-se a empresários que, independentemente do nível de escolaridade, apresentem necessidades de aquisição de competências de gestão de nível base e estrutura-se num percurso com uma duração total de 125 horas, distribuídas por um período máximo de 8 meses. Nesta formação teórico-prática são desenvolvidos conteúdos relacionados com os domínios considerados mais críticos na gestão de micro e PME, nomeadamente, os que se reportam à liderança e organização do trabalho, à estratégia e aos instrumentos de apoio à gestão, para os quais se devem privilegiar as unidades de formação de curta duração constantes do Catálogo Nacional de Qualificações, e cuja duração é de 75 horas.

Paralelamente, os empresários têm ainda um aconselhamento de natureza individual, directo e personalizado, que decorre na empresa, assegurado por um consultor, tendo em vista apoiar o empresário a desenvolver as suas competências e a identificar as suas necessidades de formação, podendo incluir o tratamento de conteúdos relacionados com domínios considerados críticos para cada empresário, na perspectiva de contribuir para a melhoria dos processos de gestão da empresa, e cuja duração é de 50 horas.