associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Saiba porque deve fazer cursos de primeiros socorros

in Formações
Création : 04 novembre 2019

Os primeiros socorros são uma forma simples de salvar vidas e de motivação para a prevenção de acidentes. E, nesse sentido, os cursos de primeiros socorros grátis são uma excelente mais-valia e a prova de que o conhecimento não ocupa lugar.

Antes pelo contrário: todos devíamos possuir conhecimentos de primeiros socorros, pois ninguém está livre de precisar de prestar assistência a uma pessoa em dificuldades, seja um familiar ou até um desconhecido.

Afinal, os acidentes acontecem quando menos esperamos e saber o que fazer e como fazer em diferentes situações pode ser a diferença entre a vida e a morte.

É certo que a maioria dos cursos são pagos, mas existem versões básicas, para ter as mínimas noções sobre o tema que pode frequentar. Fique a saber mais sobre o tema.

CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS GRÁTIS: PORQUÊ FAZER

Os primeiros socorros são o auxílio imediato prestado em termos de assistência médica a alguém que adoeceu repentinamente ou se encontra ferida, devido a um acidente, até à chegada de ajuda profissional

Conhecimentos elementares

Saber o suporte básico de vida, saber o que fazer em caso de paragem cardiorrespiratória, saber desengasgar alguém, saber o que fazer em caso de hemorragia, queimaduras, intoxicações, etc., são as principais competências que se podem adquirir nos cursos de primeiros socorros grátis.

Situações mais frequentes de assistência médica em primeiros socorros

Alguns exemplos de acidentes que ocorrem e precisam dos primeiros socorros são: choque elétrico, envenenamento, queimadura, asfixia, picada de cobra, enfarte, sangramento e fraturas.

O que envolve a temática Primeiros Socorros?

Os Primeiros Socorros referem-se a um conjunto de procedimentos que visam evitar o agravamento de lesões ou até manter a vida de alguém em situações de acidente ou doença súbita.

Sendo que tal pode acontecer a qualquer um, em qualquer situação, é importante, e até mesmo primordial, que saibamos o que fazer em casos urgentes ou potencialmente urgentes, tendo em conta os princípios gerais que regem a prestação de primeiros socorros:

  1. Avaliar a situação;
  2. Prevenir o agravamento do estado da vítima;
  3. Alertar os meios de socorro, através de chamada para o 112;
  4. Socorrer a vítima, estabilizando-a até à chegada de ajuda qualificada.

Fonte: e-konomista.pt, 20/10/2019