associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

14 sinais que indicam que tem alta inteligência emocional

in Notícias Gerais
Created: 16 May 2019

A inteligência emocional afeta a forma como nos comportamos e tomamos decisões para alcançar resultados positivos.

Quando se começou a falar de inteligência emocional, tal surgiu para explicar algo peculiar: pessoas com um QI médio superam aquelas com um QI mais alto em 70% do tempo. Os números despertaram uma nova suposição, a de que o QI afinal não era a única explicação do sucesso.

Várias décadas de pesquisa apontam para a inteligência emocional como um fator chave que diferencia os melhores do resto do grupo. Cerca de 90% dos trabalhadores de alto desempenho possuem níveis elevados de inteligência emocional, segundo a Business Insider.

A inteligência emocional afeta a forma como nos comportamos e tomamos decisões para alcançar resultados positivos. Contudo, a sua natureza intangível torna difícil quantificar o seu nível.

1.Tem um vocabulário emocional robusto

Toda a gente experiência emoções, mas apenas alguns conseguem identificar corretamente quando estas ocorrem. O estudo mostra que 36% das pessoas consegue fazê-lo, o que é problemático uma vez que emoções não rotuladas pode ser mal interpretadas, levando a escolhas irracionais e ações contraproducentes. Enquanto muitas pessoas descrevem o seu estado como "mal", aqueles com maior inteligência emocional conseguem identificar se se sentem "irritados", "frustrados", "humilhados" ou "ansiosos".

2. É curioso sobre outras pessoas

Não importa se é introvertido ou extrovertido, uma pessoa emocionalmente inteligente é curiosa sobre todos à sua volta. Esta curiosidade é resultado da empatia, uma das portas de entrada mais significativas para a inteligência emocional.

3. Sabe os seus pontos fortes e as suas fraquezas

Não só identificam os seus estados emocionais, como sabem se são bons ou maus em determinadas tarefas. Também percebem quem e que ambientes fomentam os seus pontos fortes e fracos, pelo que sabem que caminho seguir.

4. É um bom juiz de caráter

Grande parte da inteligência emocional resume-se à consciência social, à capacidade de ler outras pessoas, saber do que se tratam e entender o que estão a passar. Com o tempo, essa habilidade faz de si um excepcional juiz de caráter. As pessoas já não são um mistério, entende as suas motivações, mesmo aquelas que estão escondidas sob a superfície.

5. É difícil ofenderem-no

Tem noção daquilo que é, por isso é difícil que lhe digam algo que o faça sentir um nó na garganta. Estas pessoas são confiantes em si mesmos e têm mentes abertas.

6. Deixa os erros passar

Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem-se distanciar os seus erros, mas sem os esquecer. É preciso uma autoconsciência refinada para andar nesta corda bamba. Perder muito tempo a pensar nos erros, vai deixá-lo ansioso e tímido, ao passo que esquecê-los rapidamente faz que facilmente os repita.

7. Não guarda rancor

As emoções negativas que surgem por guardar rancor são, na verdade, uma reacção ao stress. Manter esse stress acumulado causa danos no corpo e pode ter consequências negativas para a sua saúde ao longo do tempo. Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem deixar de ser rancorosas.

8. Neutraliza pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis é frustrante e cansativo para a maioria. Pessoas com elevada inteligência emocional conseguem controlar as suas interações com pessoas tóxicas. Quando precisam de confrontar uma pessoa assim, fazem-no de forma racional.

9. Não procura a perfeição

Estas pessoas não procuram a perfeição porque sabem que tal não existe. Os seres humanos são falíveis por natureza. Quando a perfeição é um objetivo, vai haver sempre a sensação de fracasso que potencia a vontade de desistir ou diminuir esforços.

10. Consegue desligar

Tirar algum tempo para si com regularidade é um sinal de inteligência emocional elevada, uma vez que ajuda a manter o seu stress sob controlo e a aproveitar o momento. Forçando-se a estar 'offline' ou até mesmo desligar o seu telefone vai estar a dar uma pausa ao seu corpo e mente. A tecnologia permite comunicação constante e a expectativa de estarmos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

11. Limita a sua ingestão de cafeína

Beber quantidades excessivas de cafeína desencadeia a libertação de adrenalina. Esta, por sua vez, evita o pensamento racional. As suas emoções vão superar o seu comportamento. Quem tem inteligência emocional elevada sabe isso e, por isso, limita a sua ingestão diária de cafeína.

12. Dorme horas suficientes

É difícil exagerar na importância do sono para aumentar a sua inteligência emocional e gerir os seus níveis de stress. Quando dorme, o seu cérebro recarga.

13. Interrompe pensamentos negativos

Quanto mais navega em pensamentos negativos, mais poder lhes dá. A maioria dos seus pensamentos negativos não passam disso mesmo. Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem separar os seus pensamentos dos factos de forma a escapar a um ciclo de negativismo.

14. Não deixa ninguém limitar a sua alegria

Quando o seu sentimento de satisfação deriva da opinião dos outros, deixa de ser o mestre da sua própria felicidade. Quando alguém emocionalmente inteligente se sente bem sobre algo que tenha feito, não deixa que ninguém mude isso.

Fonte: dinheirovivo.pt, 15/05/2019