associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Curso de Empreendedorismo Feminino já arrancou

in Formações
Création : 26 mars 2010

Dezasseis mulheres recebem formação para abrir a sua empresa



Depois de realizada a selecção das candidatas através de entrevista pessoal, a ACIAB arrancou, no dia 22 de Março, com o curso de Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas Geridas por Mulheres. Na apresentação oficial, estiveram presentes várias entidades, o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, António Vassalo Abreu, que destacou a importância da formação no contexto da vida activa, e nomeadamente, deste curso dirigido às mulheres que se “traduz uma óptima oportunidade para estruturas empresariais que se pretendem que tenham grande sucesso”.

oradoresO Presidente da ACIAB, Paulo Falcão Teixeira, também esteve presente nesta sessão e frisou “que é importante que se tenha a noção da responsabilidade de uma empresa e do seu papel activo na sociedade, e neste âmbito a ACIAB tem também um papel preponderante na ajuda aos empresários, daí ser a promotora deste curso”, concluiu.

Discursou ainda André Gigante, Director da empresa de formação, entidade formadora que trabalhará nesta iniciativa, em parceria com a ACIAB, que começou por felicitar as presentes e referiu que na sua opinião “ esta é a melhor forma de aplicação de fundos comunitários, pois dirigem-se a um público especifico e com capacidades de fazer grandes empreendimentos”. Para além disto, referiu ainda que “este projecto dá a oportunidade de ter um consultou especializado, que ajudará a criar um plano de negócio numa fase inicial da empresa, e para além disso será concedido um apoio financeiro para a criação da empresa no valor de 5,000 euros”.

Por último, o Director Executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo apresentou, em traços gerais, as componentes do curso, que é dirigido a mulheres que pretendam criar o próprio emprego, independentemente da sua situação face ao emprego, ou seja, empregadas ou desempregadas.

O objectivo é promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres e incentivar ogrupo associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da sua participação na vida activa.O curso é em horário pós-laboral, das 20h00 às 23h00 e as formandas podem contar com o apoio e assistência técnica com vista à criação do seu próprio negócio, subsídio de alimentação e Certificado de Participação.

 Durante cerca de quatro meses, o curso incidirá sobre diversas matérias tais como:

a) Acções de formação nos domínios da Igualdade de Género, da gestão, das relações interpessoais, da liderança e Tecnologias de Informação e Comunicação;

b) Acções de tutoria, consultoria e assistência técnica com vista à criação e/ ou sustentabilidade de empresas geridas por mulheres, nomeadamente através do desenvolvimento de um Plano de Negócio e possível atribuição de um prémio de arranque para as empresas;

c) Acções de suporte à criação de redes inter-empresas que facilitem o acesso à informação e divulgação, preferencialmente por via electrónica, sobre formação, mercados, oportunidades de financiamento e negócio, bem como outras matérias relevantes.

A ACIAB espera que durante a formação, estas mulheres empreendedoras possam tirar partido máximo deste conhecimento e possam ser futuras empresárias para investir na nossa região.