associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

IRS automático chega a 1,8 milhões de pessoas já em abril

in Notícias Gerais
Création : 22 février 2017

Declaração automática permitirá reduzir em metade o tempo de espera pelo reembolso deste imposto.

A declaração automática do IRS arranca no dia 1 de abril e vai abranger 1,8 milhões de pessoas. Este dado foi avançado esta quarta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais numa conferência de imprensa de balanço do Simplex+. Em causa está o universo de contribuintes que em 2016 não tinha registo de dependentes e que naquele ano apenas obtiveram rendimentos do trabalho dependente ou de pensões obtidos em Portugal.

Os casados e unidos de facto podem aproveitar este IRS automático para entregar esta declaração em conjunto ou em separado, mas apenas se a AT já tivesse conhecimento desta união no ano passado.

As pessoas que queiram aproveitar este automatismo podem ir ao Portal das Finanças validar os valores que constam da declaração pré-preenchida pela AT nomeadamente os rendimentos, retenções na fonte, deduções e despesas. Caso não o façam esta declaração converte-se no final de maio em definitiva.

Fernando Rocha Andrade referiu que este automatismo permitirá reduzir em cerca de metade o prazo médio dos reembolsos. Ou seja, estas pessoas receberão mais cedo o cheque do fisco, caso se deem ao trabalho de validar a declaração. Se não o fizerem e for o fisco a tratar de todo o processo, o prazo para pagamento do reembolso só começa a contar no final de maio, quando acaba o período de entrega de IRS.

Fernando Rocha Andrade anunciou ainda que em 2018 o IRS automático vai alargar-se também aos contribuintes com dependentes, mas só para estas categorias de rendimentos.

Fonte: dinheirovivo.pt, 22/02/2017