associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Curso de Técnico/a de Vendas Iniciou em Ponte da Barca

in Formações
Création : 03 septembre 2015

Objetivo: Qualificar Desempregados para Aumentar a Empregabilidade

Iniciou hoje, dia 3 de setembro, o Curso de Técnico/a de Vendas, em Ponte da Barca, dirigido a pessoas desempregadas cujo objetivo é incutir-lhes competências relevantes que lhes possibilitem reentrar no mercado de trabalho. Este curso, no âmbito da Medida Vida Ativa - Emprego Qualificado, é constituído por duas componentes, formação em sala e formação prática em contexto de trabalho, estágio, que será realizado em empresas associadas da ACIAB, na área comercial, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

Na sessão de abertura esteve presente Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB (entidade promotora deste curso), que salientou a importância desta ação na medida em que “possibilitará aos formandos adquirir novos conhecimentos e a frequência de um estágio numa empresa que poderá constituir uma porta de entrada para o mundo do trabalho”. Da mesma forma, Elsa Martins, diretora do Centro de Emprego do Alto Minho, presente na sessão, frisou os objetivos desta medida que visa acompanhar de forma mais regular e eficaz o desempregado, favorecendo a aprendizagem e o reforço da empregabilidade.

A formação em contexto de sala terminará em finais de outubro e os formandos têm como regalias bolsas de formação (apoio não atribuído a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção); subsídio de alimentação e transporte e seguro de acidentes pessoais.

A concretização do trajeto de retorno à vida ativa visa potenciar a formação e a contratação dos desempregados e, ainda, contribuir para um acompanhamento reforçado de potenciais situações de desempregados de longa duração, procurando diminuir os períodos de inatividade dos desempregados e o risco associado de desatualização ou diminuição de capacidades e de comportamentos de trabalho.

A ACIAB considera fundamental promover este tipo de ações uma vez que trabalhando um conjunto de temáticas, quer no contexto de formação, quer no contexto de estágio, aumentam-se conhecimentos e a empregabilidade.