associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Restaurantes fazem Formação em HACCP com a ACIAB

in Formações
Création : 10 décembre 2013

A ACIAB está a promover junto da Restauração um curso de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) que teve início no dia 25 de novembro, com a duração de 25 horas. A formação decorre em Ponte da Barca e aborda a aplicação dos princípios de análise de perigos e controlo dos pontos críticos no processo produtivo dos alimentos, de forma a garantir a segurança alimentar, e ao mesmo tempo pretende-se realizar a manutenção dos processos associados ao sistema HACCP.


De forma sintética, o HACCP é um sistema preventivo de controlo da segurança alimentar que tem como intuito identificar os perigos específicos e as medidas preventivas para o seu controlo em todas as etapas de produção e baseia-se numa abordagem sistemática, documentada e verificável.


Esta formação é de relevante importância para os restaurantes dada a natureza do negócio uma vez que têm de garantir a segurança dos produtos que produzem implementando regras de higiene nas instalações e nos processos de fabrico. A crescente preocupação da sociedade no que concerne à segurança alimentar vem também estimular o correto cumprimento das regras pelos operadores do setor alimentar. Espera-se, no próximo ano, efetuar mais formações nesta área dada a procura por parte das empresas da região.


A aposta na formação apresenta-se como um trunfo para as empresas que querem continuar no mercado de forma diferenciadora, competitiva e inovadora. É precisamente com a consciência de que as empresas necessitam de conhecimentos para se ajustar aos dias que correm e dar resposta a necessidades e atenuar falhas que possam surgir, que a ACIAB responde, às diferentes tipologias de empresas, com planos de formação que se ajustem à sua natureza e às suas carências.


O plano de formação da ACIAB tem uma vasta oferta formativa de forma a facilitar o cumprimento da legislação em vigor, em que cada trabalhador efetivo tem direito a um número mínimo de 35 horas de formação anuais. A formação é gratuita e os formandos têm como regalias cumprir o código de trabalho, subsídio de alimentação e certificado de formação.


As inscrições para a formação podem ser feitas no site da ACIAB, em www.aciab.pt, nas instalações da ACIAB, em Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca, ou pelos telefones 258 521 473 e 258 454 524.


HACCP