associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Dependência energética pode baixar 20%

in Notícias Gerais
Création : 02 septembre 2009

Em 2020, quase 40 minutos por cada hora de consumo de electricidade serão de fonte renovável. E destes 40 minutos, 24 serão de origem hídrica e os restantes 16 de eólica. Recorde-se que, actualmente, oito minutos por cada hora de consumo eléctrico têm já a sua origem no vento.

As previsões dão do Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), António Sá da Costa, que defende metas mais optimistas do que as do governo, nomeadamente uma redução da dependência energética do país em 20 pontos percentuais no período de 11 anos, até 2020, reduzindo de 85 para 65%.

Sá da Costa acredita mesmo que o país tem condições para ficar acima da meta dos 60% de electricidade de fonte renovável em 2020. “Vamos ter mais. É possível que se aproxime mesmo de 65%, se, de facto, forem construídas todas as grandes centrais hídricas” e for aproveitada ao máximo a ligação entre a produção de energia eólica e as barragens reversíveis, “armazenado, dessa forma, energia para os períodos de maior consumo”.

Ainda, segundo o presidente da APREN, o objectivo apresentado de redução para 65% da dependência energética do país não conta com o impacto do carro eléctrico.

 

Fonte: Vida Económica (28 de Agosto de 2009)