associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Rui Armada - "Artiagro"

in Associados

"...existe um sentimento de fidelidade que se constrói solidamente e o cliente confia nos nossos produtos e serviços"

 

rui_armadaSócio da ACIAB há 14 anos, Rui Armada é proprietário do estabelecimento “Artiagro”, o mais antigo da vila de Ponte da Barca. Trabalha na área do comércio a retalho de produtos agrícolas e afins há 17 anos. Numa conversa calma falou do estado do negócio e do espírito que o comércio local transmite.

 






Há quantos anos trabalha neste negócio?

Trabalho há 17 anos neste negócio, apenas tive um emprego antes deste.



O que o levou a ser comerciante?

Está no sangue, tanto os meus pais como os meus avós foram comerciantes, no fundo, talvez tenha sido por isso que enveredei por esta profissão.

 


Quais as maiores dificuldades que enfrenta neste momento?

Estamos a atravessar uma fase complicada, a crise chega a toda a gente e tem de se saber gerir muito bem as finanças para que as coisas se vão aguentando.

 


Como encara o desenvolvimento atual do comércio, em geral, da região?

O comércio já viveu dias melhores como quase tudo, atualmente, no entanto, penso que o comércio precisa de se adaptar às novas tendências, precisa de se modernizar. O comércio precisa de investir mais embora esse investimento exija um esforço financeiro por parte dos comerciantes mesmo assim acho que é essencial. As grandes superfícies são uma grande concorrência por isso o comércio local deve aplicar novas estratégias.



Há quantos anos é associado da ACIAB? Porque se tornou sócio?

Sou sócio há 14 anos e associei-me porque sinto que assim tenho mais apoio a todos os níveis, mais informação, mais esclarecimento a nível jurídico, a nível de projetos entre muitos outros.

 


Considera que as iniciativas que a ACIAB tem realizado são importantes para o desenvolvimento do comércio com identidade?

Todas as iniciativas são boas e as que a ACIAB tem desenvolvido ajudam e dinamizam muito o comércio local.

 


Diga aos consumidores duas razões porque vale mais a pena fazer compras no comércio com identidade.

Digo-lhes várias. No comércio local, as pessoas são maioritariamente da terra logo a riqueza fica cá o que só faz evoluir a região. O comércio local tem a particularidade do atendimento personalizado, as lojas têm rosto e emoção, existe um sentimento de fidelidade que se constrói solidamente e o cliente confia nos nossos produtos e serviços.

 


Quer deixar alguma sugestão em relação ao que a ACIAB pode fazer para estar cada vez mais perto dos seus associados?

A ACIAB podia detetar uma forma de controlar mais os vendedores ambulantes, pois um só vendedor chega a ter para vender ao consumidor desde leite a adubo e penso que isso é concorrência desleal e nos prejudica a nós.

 

 

Entrevista realizada em outubro de 2008