associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

UE lança iniciativa para reduzir os incêndios provocados por cigarros e salvar centenas de vidas, anualmente

in Notícias Gerais
Creado: 17 Noviembre 2011

Os cigarros acesos abandonados são uma das principais causas de incêndios mortais na Europa. As provas revelam que o número de vítimas mortais poderá ser reduzido numa percentagem significativa com a introdução de cigarros de propensão reduzida para a ignição. Por cigarro de propensão reduzida para a ignição entende-se um cigarro que se extingue quando não fumado activamente o que, por conseguinte, reduz as probabilidades de provocar incêndios. A presente medida de segurança já está em vigor nos EUA, Canadá e Austrália e, desde Abril deste ano, também na UE, mais precisamente na Finlândia.

 

A partir de 17 de Novembro deste ano, uma vez que todas as novas normas de segurança estejam publicadas no Jornal Oficial da UE, todos os cigarros vendidos na Europa terão de cumprir estas normas. Caberá às autoridades nacionais aplicar esta nova medida de segurança contra incêndios. O comissário europeu responsável pela saúde e protecção do consumidor declarou tal propósito: "Não existem cigarros seguros e, obviamente, o mais seguro é não fumar. Mas se as pessoas optam por fumar, então as novas normas estão prestes a entrar plenamente em vigor exigem que os fabricantes só produzam cigarros de propensão reduzida para a ignição, protegendo assim centenas de cidadãos deste perigo de incêndio".

 

 

Proteger os cidadãos dos perigos de incêndio, o que significa? Os dados dos Estados-membros entre 2003 a 2008 mostram que, na UE, os incêndios relacionados com cigarros causam, por ano, mais de 30 mil incêndios que provocam mais de mil mortos e mais de 4 mil feridos. A experiência da Finlândia, onde o número de vítimas de incêndios causados pelos cigarros diminuiu em 43 %, sugere que quase 500 vidas podem ser salvas na UE todos os anos.

 

 

Recorde-se que o tabaco é o maior risco de saúde evitável na Europa e que provoca, todos os anos, a morte de mais de cerca meio milhão de pessoas na UE. A Comissão Europeia continua empenhada numa Europa sem fumo e aborda o problema no site www.exsmokers.eu/

 

 

Para saber mais:
http://ec.europa.eu/consumers/safety/prod_legis/index_en.htm
http://ec.europa.eu/consumers/safety/news/index_en.htm

http://ec.europa.eu/health/tobacco/policy/index_en.htm

 

 

 

 

Fonte: www.consumidor.pt, consultado em 17 de Novembro de 2011