associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

ACIAB realiza Sessão de Encerramento do Programa “Formação para Empresários”

in Formações
Création : 24 mars 2011
Economista Emanuel Lima entre os oradores convidados

 

Terminou, no dia 24 de Março de 2011, a formação do Programa “Formação para Empresários”, promovido pela ACIAB, que teve inicio em Dezembro de 2010.

Os objectivos do Projecto passam por fortalecer e incrementar as aptidões dos empresários de pequenas e médias empresas, através da realização de acções de formação específicas na área de gestão, e de aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.

A sessão foi aberta por Francisco Peixoto Araújo, Director Executivo da ACIAB, que começou por agradecer aos empresários a sua participação, disponibilidade e vontade de evoluir, “uma vez que a adesão a este programa específico para os empresários prova que estes estão cada vez mais atentos aos seus negócios e a novas formas e instrumentos de os desenvolverem, incrementando a sustentabilidade”.

A AIMINHO- Associação Empresarial do Minho, promotora do projecto, foi representada pelo Director Geral, Nuno Martins, que perante as evidências de uma sociedade altamente competitiva e onde os desafios são uma constante frisou “o importante papel dos recursos humanos no seio das empresas”, e salientou os benefícios da “Formação para Empresários”, no sentido de lhes fornecer “instrumentos que possibilitam ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia e prepará-los para os desafios do futuro”.

Nesta sessão de encerramento, a ACIAB fez um balanço do projecto até ao momento, uma vez que daqui por diante terá lugar a consultoria, individualizada, para os empresários. Os formadores deram uma perspectiva da formação que decorreu, num total de 75 horas, divididas em três módulos, Gestão Estratégica, que contou com o testemunho do formador Manuel Aroso, o módulo de Liderança, com João Abreu e o formador Carlos Saraiva falou sobre o módulo de Instrumentos de Gestão.

Paralelamente, nesta reunião foram abordados assuntos de interesse fulcral para os negócios, nomeadamente, “a Propriedade Industrial nas Empresas”, com o orador Carlos Ferreira, e “a Fiscalidade nas Empresas”, a cargo do economista Emanuel Lima, ex- assessor da Direcção Geral dos Impostos, que com a sua vasta experiência na área da fiscalidade explicou conceitos relacionados e elucidou os empresários acerca de vários assuntos como a questão dos impostos. A intervenção do economista foi feita num ambiente de interacção com a plateia onde foi possível colocar dúvidas específicas em relação aos negócios e às empresas.

A finalidade da ACIAB, com este tipo de acções, é fomentar o crescimento do tecido empresarial de toda a região, em particular de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, de forma a fornecer-lhes instrumentos que lhes permitam tomar decisões cada vez mais acertadas, promovendo o desenvolvimento sustentável a longo prazo.


se1
Director Executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo e
Director Geral da AIMINHO, Nuno Martins


se2
Director Executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo e
Director Geral da AIMINHO, Nuno Martins


se3


se4

se7
Formadores


se5



se9
Economista Emanuel Lima


se10
Economista Emanuel Lima

se12
Carlos Ferreira

se6