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Comunicação online de serviços públicos com cidadãos e empresas aumentou desde 2005

in Notícias Gerais
Creado: 09 Marzo 2011

Em 2010, 80% dos serviços públicos em Portugal comunicavam com os cidadãos através da Internet, enquanto desde 2005 se verificam grandes alterações em termos da utilização e da cobertura das novas tecnologias.

De acordo com o comunicado do Portal do Governo, os resultados são apresentados nos inquéritos que a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) realizou, entre Setembro e Dezembro do ano passado, com o objectivo de analisar a importância que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) adquirem ao nível da Administração Pública Central, da Administração Pública das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e das Câmaras Municipais.

Entre as conclusões do inquérito destacam-se o número e a qualidade das ligações à Internet dos serviços da Administração Pública. Todos os organismos analisados estão ligados à Internet, sendo essas ligações feitas através de banda larga com dois ou mais megabytes em 84% dos organismos da Administração Pública Central, 78% na Madeira, 54% nos Açores e 92% nas Câmaras Municipais.

A análise da UMIC, que serve de comparação com os resultados alcançados há cinco anos, conclui ainda que se verificam diferenças substanciais em outros aspectos: comunicações pela Internet com empresas e cidadãos, acessibilidades e consulta dos catálogos de aprovisionamento com recurso à tecnologia.

A comunicação com as empresas via Internet é feita por 84% dos organismos da Administração Pública Central, tendo o mesmo nas entidades madeirenses e 77% nos Açores. O estudo revela ainda que 82% das entidades da Administração Pública Central, 84% na Madeira e 80% nos Açores, utilizam a Internet para comunicar com os cidadãos.

Entre os serviços que os sites das Câmaras Municipais disponibilizam destacam-se sobretudo o download e a impressão de formulários, o correio electrónico, as consultas públicas pela Internet ou a subscrição de newsletters na Internet.

Preenchimento e submissão de formulários online, inquéritos aos cidadãos pela Internet, pedidos de recolha de lixo e limpeza de ruas e acompanhamento de processos de obras particulares são outros serviços que podem ser utilizados.

 

 

Fonte: Portal do Cidadão, 9 de Março de 2011, <www.portaldocidadao.pt>