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Ouviu falar da burla “Olá mãe, olá pai”?

in Notícias Gerais
Criado em 28 novembro 2023

O Banco de Portugal associa-se às comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, que é promovido anualmente pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA – European Union Agency for Cibersecurity), com o intuito de sensibilizar a população para os comportamentos a adotar no contexto digital.

Ao longo do mês de outubro, o Banco de Portugal lembra alguns cuidados com vista à utilização segura de produtos e serviços bancários nos canais digitais.

 

Ouviu falar da burla “Olá mãe, olá pai”? Saiba como se proteger

Recebe uma mensagem por WhatsApp de um número desconhecido que se apresenta como sendo o seu filho ou outro familiar próximo, diz que está a usar o telemóvel de um amigo porque perdeu o seu ou porque se avariou, e pede-lhe que envie dinheiro para comprar um novo telemóvel ou para qualquer outra despesa. Faz a transferência para o IBAN ou através do MB WAY para o número indicado na mensagem?

Não faça a transferência. Este foi o esquema utilizado na burla que ficou conhecida por “Olá mãe, olá pai” e baseia-se em técnicas de persuasão e na criação de narrativas credíveis para convencer a vítima a fazer pagamentos ao burlão. 

 

Contacte o familiar em causa pelo número habitual

Não responda à mensagem e contacte o filho ou o familiar em causa através do número habitual.

Caso não consiga, pode tentar o contacto através de chamada de voz/vídeo com o número que lhe enviou mensagem. Se for uma fraude, é normal que a chamada não seja atendida e que lhe seja remetida uma justificação por mensagem escrita. 

 

Solicite informação adicional

Para garantir que se trata de um contacto fidedigno, faça perguntas cuja resposta só o seu familiar conheça.

Não divulgue o nome do familiar ou outros dados pessoais.

 

Não execute a transferência se tem dúvidas

Em caso de dúvida, não realize nenhuma transferência de dinheiro para o IBAN ou através de MB WAY para o número indicado na mensagem sem garantir que a pessoa que o está a contactar é efetivamente o seu familiar.

Nestas situações, também não envie um código de MB WAY que permita o levantamento de dinheiro num Multibanco.

 

Reporte a situação fraudulenta

Caso se confirme ou suspeite de uma situação fraudulenta, reporte de imediato ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público. 

Fonte: Banco de Portugal