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Como ativar a Chave Móvel Digital

in Legislação
Criado em 03 novembro 2023

Com a Chave Móvel Digital (CMD) pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, utilizando apenas o telemóvel, o PIN da Chave Móvel Digital e um código de segurança temporário.

Quem tiver Cartão de Cidadão pode pedir a CMD online, por videochamada ou num balcão de atendimento. Quem não tiver Cartão de Cidadão ou tiver Bilhete de Identidade tem de a ativar ao balcão.

A Chave Móvel Digital é gratuita e só pode estar associada a uma única pessoa e a um único número de telemóvel.

 

Quem pode ativar a Chave Móvel Digital?

  • Qualquer pessoa portuguesa pode ativar a Chave Móvel Digital associada ao Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

Qualquer pessoa estrangeira pode ativar a Chave Móvel Digital associada a Passaporte, Título ou Cartão de Residência.

Não há idade mínima para ter Chave Móvel Digital. Qualquer pessoa adulta, criança ou bebé pode ter uma Chave Móvel Digital, mas precisa de ter o seu próprio número de telemóvel.

 

Ativar a Chave Móvel Digital online

Quem tiver Cartão de Cidadão português pode ativar já a Chave Móvel Digital online através da aplicação móvel Autenticação.gov. A ativação da CMD também está disponível no portal Autenticação.gov, com leitor de cartões, ou com os dados de acesso do Portal das Finanças.

 

App Autenticação.gov

A ativação da Chave Móvel Digital na aplicação móvel Autenticação.gov é feita através de biometria (reconhecimento facial).

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido, e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter a aplicação Autenticação.gov para AndroidiOS ou para Huawei instalada num telemóvel com câmara fotográfica
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • estar num local bem iluminado.

Na aplicação, basta escolher a opção “Ativar Chave Móvel Digital” e seguir as instruções. As fotografias que tirar ao Cartão de Cidadão devem estar bem iluminadas e ter boa leitura.

Veja neste vídeo como ativar a Chave Móvel Digital através da aplicação móvel Autenticação.gov.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

 

Portal Autenticação.gov

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • um leitor de cartões Smart Card
  • código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar com Cartão de Cidadão”
  2. Autentique-se com o Cartão de Cidadão
  3. Preencha o formulário de novo registo
  4. Introduza o código de validação que recebeu no número de telemóvel que indicou.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

 

Dados de acesso do Portal das Finanças

Pode ativar a Chave Móvel Digital com o nome de utilizador e senha de acesso ao Portal das Finanças. A ativação só fica concluída depois de receber a carta de PIN temporário pelo correio.

Vai precisar de:

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar via Portal das Finanças”
  2. Autentique-se com os seus dados de acesso ao Portal das Finanças e preencha o formulário de novo registo.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

Após o pedido, será enviada uma carta com o código PIN temporário da CMD para a morada do Cartão de Cidadão. Este código deve ser utilizado na primeira autenticação para concluir a ativação da CMD.

Depois da primeira autenticação, vai ter de alterar o código PIN temporário para um código à sua escolha(deve ter entre 4 a 8 números).

A primeira autenticação pode ser feita em qualquer portal com acesso através da Chave Móvel Digital.

Pode, por exemplo, autenticar-se em Autenticação.gov e entrar na sua área reservada, onde pode gerir as funcionalidades da sua Chave Móvel Digital.

 

Nota: Se ativar a CMD com os dados de acesso do Portal das Finanças só vai poder ativar a funcionalidade de assinatura digital da CMD num balcão. Saiba mais na página Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital.

 

Ativar a Chave Móvel Digital por videochamada

Apenas disponível para pessoas com Cartão de Cidadão português.  O serviço é feito em videochamada em que um/a assistente faz a ativação da Chave Móvel Digital através de reconhecimento facial (biometria). Vai ser captada a imagem do seu rosto e do seu Cartão de Cidadão.

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone
  • estar sozinha/o num local bem iluminado.

 

Nota: A videochamada tem de ser agendada. Para ativar a CMD por vídeochamada deve ir à tabela "Canais de atendimento" e, no separador videochamada, carregar em "Agendar".

 

Ativar a Chave Móvel Digital ao balcão

O que é necessário para ativar:

 

Pessoas portuguesas

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

 

Pessoas estrangeiras

  • Passaporte, Título ou Cartão de Residência
  • número de telemóvel e respetivo telemóvel consigo no momento da ativação
  • ter número de contribuinte (para CMD associadas a Título ou Cartão de Residência).

 

Locais onde pode ativar a Chave Móvel Digital

Pode ativar a Chave Móvel Digital presencialmente:

 

Nota: As pessoas estrangeiras precisam de ter Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) para ativar a CMD com Cartão de Cidadão ou Título de Residência. Se quiser ativar a CMD com passaporte, recomenda-se que associe também o número de contribuinte, Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde, para tirar maior partido da CMD.

 

Qual a validade da Chave Móvel Digital?

A validade da Chave Móvel Digital (CMD) depende do tipo de documento de identificação que lhe está associado.

A Chave Móvel Digital associada a:

  • Cartão de Cidadão tem a validade do Cartão de Cidadão associado, e mais 30 dias para além dessa data de validade
  • Bilhete de Identidade tem a validade de 10 anos e 30 dias, a contar da data da ativação da CMD
  • Passaporte, título de residência ou cartão de residência tem a mesma validade do documento ao qual está associado.

 

Qual a legislação de suporte?

Fonte: eportugal.gov.pt