associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

CONFMINHO realizou Conferência “Fundos Europeus: O Minho e a Galiza”

in Eventos
Criado em 20 outubro 2021

Associações Empresariais do Minho reuniram-se em Braga para debater os fundos europeus para Minho e Galiza

Realizou-se no dia 18 de outubro, com inicio às 14h00, no Altice Forum Braga, a Conferência “Fundos Europeus: O Minho e a Galiza”, promovida pela Confminho que é constituída pelas principais Associações Empresariais da região.

Esta conferência contou com a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Quando se perspetiva a entrada em combate da famosa ‘bazuca europeia’, a Confiminho promoveu a conferência em torno do Quadro Financeiro Plurianual 2021 2027, e como poderão estes fundos ajudar a estreitar a já ímpar e fraterna relação económica entre o Minho e a Galiza.

A União Europeia vai mobilizar 1,8 biliões de euros: 1.074 mil milhões de euros, através do Quadro Financeiro Plurianual; e 750 mil milhões de euros, através do Fundo de Recuperação.

Este quadro financeiro plurianual promete orientar a União na saída da crise e no regresso à via da recuperação a longo prazo, afigurando se como uma oportunidade única para incrementar a coesão territorial entre estes dois territórios irmãos.

Participaram também nesta conferência, Alberto Núñez Feijóo, Presidente do Governo Regional da Galiza, António Cunha, Presidente da CCDR-N, José Manuel Fernandes, Eurodeputado, Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, João Vieira Lopes, Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

A CONFMINHO é constituída por 12 Associações Empresariais que foi criada para que as Associações representativas das empresas do Minho prestem melhores serviços e sejam os interlocutores junto das instituições públicas.

A Confederação representa 119.969 empresas, com um volume de negócios de 33.604 milhões de euros e 7.814 milhões de euros em exportações.

As Associações que constituem a CONFMINHO são:


CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho
1. ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca
2. ACICMM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço
3. AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima
4. AEV – Associação empresarial de Valença
5. AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo

 

CEDRAC – Conselho Empresarial do Ave e do Cávado 
6. ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos
7. ACIV – Associação Comercial e Industrial de Vizela
8. AEFAFE – Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto
9. ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende
10. ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão
11. ACIVR – Associação Comercial e Industrial de Vila Real
12. ACB – Associação Comercial de Braga