associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

COOPQALL – Coopetição e Qualificação do Interior do Vale do Lima

in COOPQALL
Created: 27 July 2021

Projeto COOPQALL – Coopetição e Qualificação do Interior do Vale do Lima

No âmbito do Norte 2020, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca em parceria com a AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima tem aprovada a Candidatura ao COOPQALL – Coopetição e Qualificação do Interior do Vale do Lima.

O Projeto COOPQALL visa apoiar a qualificação conjunta do tecido empresarial do Interior do Vale do Lima, através da valorização da oferta gastronómica, turística e cultural. O projeto segue uma abordagem multinível com um plano de ação ambicioso e inovador que providenciará ferramentas e informação, e orientação estratégica às empresas para compreender, adotar e lançar medidas de cooperação, ofertas integradas e novos modelos de negócio em coopetição.

 

O projeto COOPQALL estrutura-se nas seguintes ações:

- Estudos de Caracterização e Qualificação da Oferta

Esta ação prevê a elaboração de um diagnóstico aos setores, produtos e serviços, e mercados dos locais abrangidos pelo projeto, a identificação da oferta e os resultados provenientes de projetos anteriores realizados na região com intuito de sustentar o desenvolvimento de um plano de marketing e manual de boas práticas. Tal permitirá a valorização dos resultados, informação e ferramentas que dai resultaram.

Complementarmente, a ação pretende criar momentos de interação entre a ACIAB e a AEPL e o tecido empresarial das regiões abrangidas.

Estes apresentam uma metodologia alicerçada no conceito de inovação aberta (think tanks/focus groups) para identificação de oportunidades e desafios ao nível das sinergias para geração de valor por via da inovação, cooperação e coopetição, como estratégia de base ao desenvolvimento da economia local.

 

- Fomentar a Competitividade e cooperação

A ACIAB e a AEPL pretendem fomentar a competitividade e a cooperação das PME através de ações de capacitação das empresas para a cooperação. Neste sentido, será desenvolvido e dinamizado conteúdos digitais para o website com a finalidade de promover a competitividade e atrair participantes para as atividades de interação e capacitação intensiva, demodays e workshops.

 

– Capacitação da promoção e coopetição PME

Com a ação 3 pretende-se qualificar os empreendedores para a validação, implementação e aceleração de ideias, projetos e novos modelos de negócios no âmbito da coopetição através do Clube de Inovação permitindo estruturar um pipeline de outputs sustentáveis deste projeto COOPQALL, que surjam entre as empresas participantes, entidades do ensino superior parceiras no projeto e stakeholders municipais e associativos. Esta ação prevê ainda a participação em certames para a promoção de bens e serviços em regime de coopetição.

 

– Apresentação, Disseminação e Avaliação dos Resultados do projeto

Esta ação compreende a comunicação do COOPQALL para o público-alvo do projeto as pequenas e médias empresas, mas também para as entidades do ecossistema económico e social da região e a avaliação de resultados.

O COOPQALL tem como objetivo máximo a implementação e partilha de boas práticas na adoção de estratégias de coopetição. Para atingir este objetivo e face ao diagnóstico à realidade visada, foram previstas ações com objetivos específicos que concorrem para o objetivo máximo:

- valorizar, expandir e potenciar a disseminação e uso dos resultados de projetos anteriores realizados na região, em especial da plataforma 100% Alto Minho;

- Desenvolver uma politica de marketing mais assertiva e concentrada;

- Definir e planear estratégias e modelos de coopetição;

- Sensibilizar o tecido empresarial para os benefícios de uma estratégia comum com resultados holísticos;

- Fomentar a geração de novas ideias para a oferta endógena e planear estratégias de cooperação, promoção conjunta e criação de novas oportunidades de negócio;

- Qualificar as empresas para ferramentas avançadas de marketing, plataformas agregadoras e boas práticas de coopetição;

- Fomentar a criação de parcerias empresariais, criação de clusters, pacotes de oferta agregada e o lançamento de novos modelos de negócio em coopetição;

- Disseminar ferramentas, informação, boas práticas, casos de estudo e resultados do projeto no âmbito do apoio à qualificação e competitividade PME através de estratégias e modelos de coopetição entre empresas, para uma maior adesão.

 

O COOPQALL pretende dar continuidade e expansão orgânica de projetos ambiciosos na região, em especial do projeto Way2Mrket.

Este projeto resultou na criação e lançamento da plataforma 100% Alto Minho.

A par deste projeto, foram identificados resultados da prossecução de outros projetos, bem como estudos e plataformas digitais que se revestem de elevado potencial como benchmarketing para o projeto.

Os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, enfrentam desafios ao nível da capacidade de valorização da sua oferta. Existem trabalhos realizados anteriormente no sentido de contrariar esta falha como é exemplo a criação de um catálogo físico de oferta gastronómica. Esta solução não se revelou suficiente, daí a definição de um Plano de Ação desenhado em conjunto por uma equipa composta pelos promotores, empresários e especialistas do ensino superior.

Todas as atividades com necessidades de subcontratação, em especial os estudos foram planeados e criados os cadernos de encargos para responder às necessidades do projeto com vista a iniciar em julho de 2020.

Assim, a operação visada em candidatura encontra-se devidamente estruturada, e planeada por parte dos seus promotores e stakeholders (entidades municipais e ENESII) para poder atuar junto das lacunas existentes e envolver o tecido empresarial.