Imprimir

PO ISE: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego

in Projetos
Criado em 03 setembro 2019

Sabe o que é o PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego? Conheça os objetivos do programa e quais os apoios disponíveis.

PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego tem por missão apoiar ações que promovam maior inclusão social e, claro, melhor emprego em Portugal, através da promoção da melhoria das qualificações de cada um, do aumento da taxa de emprego e do combate à pobreza e exclusão social.

De um modo geral, o PO ISE assume-se como o “programa decisivo e de confiança para tornar Portugal mais inclusivo, com mais e melhores empregos”, sendo um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre que tipo de apoios existem, quem pode ter direito ou não a este tipo de programa e quais são, na verdade, os objetivos principais. Por isso, preparamos um artigo com toda a informação que necessita para estar totalmente a par deste tema.

PO ISE: O QUE É E QUAIS OS OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Operacional Inclusão Social e Emprego tem como objetivo a criação de condições que proporcionem oportunidades aos que, por algum motivo e quer seja de forma direta ou indireta, procuram o programa e que são beneficiados pelas suas ações.

Esta decisão governamental procura de uma forma ativa e constante, melhorar a qualidade de vida dos portugueses e a promoção da sua inclusão nas suas mais variadas formas.

Este programa é composto por uma equipa unida que trabalha todos os dias para atingir os seus objetivos (em cima referidos), tendo por base valores e princípios muito sólidos:

De um modo geral, este programa procura incessantemente novas formas para contribuir para o futuro do nosso país, através do empenho, energia e dedicação de toda a sua equipa.

MAS AFINAL COM SE ESTRUTURA E QUAIS OS APOIOS EXISTENTES?

O PO ISE abrange, em regra geral, as regiões menos desenvolvidas do continente, ou seja, Norte, Centro e Alentejo, sendo a continuação da sua ação no território complementado pela intervenção dos Programas Operacionais Regionais (POR), que abrangem de igual forma o domínio da inclusão social e emprego.

Este programa mobiliza um conjunto de medidas de política pública cuja implementação é apoiada pelo Fundo Social Europeu (FSE). Atendendo a que este Programa Operacional é cofinanciado apenas por esse FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento) é de destacar:

O PO ISE ESTÁ ESTRUTURADO EM 4 GRANDES EIXOS PRIORITÁRIOS

  1. Promover a Sustentabilidade e a Qualidade do Emprego

O eixo prioritário 1 procura promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores, através das prioridades de investimento como:

  1. Iniciativa Emprego Jovem

O eixo prioritário 2 visa o aumento da qualificação e integração no mercado de trabalho dos jovens NEET, através das prioridades de investimento como:

  1. Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza e a Discriminação

O eixo prioritário 3 procura promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação através das prioridades de investimento como:

  1. Assistência Técnica

O eixo 4 tem como objetivo garantir o apoio à gestão, acompanhamento, avaliação e comunicação do PO ISE, nomeadamente:

Em relação às candidaturas e aos respetivos prazos, encontram-se a decorrer os seguintes avisos:

  1. Aviso PO ISE – 20-2019-20: Aviso de Abertura de Candidaturas da TO 2.07 – INOV Contacto (com data de encerramento no dia 30 de setembro);
  2. Aviso PO ISE – 20-2019-21: Aviso de Abertura de Candidaturas da TO 3.10 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social (com data de encerramento no dia 3 de outubro);
  3. Aviso PO ISE – 20-2019-22: Aviso de Abertura de Candidaturas da TO 2.06 – Estágios PEPAC – Missões (com data de encerramento no dia 30 de setembro).

Fonte: e-konomista.pt, 29/8/2019