associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

5 Características de um Ótimo Plano de Negócios

in Notícias Gerais
Criado em 11 fevereiro 2019

Um plano de negócios deve apresentar determinadas características que permitam gerir um negócio da forma mais clara e eficiente possível.

Simplicidade

Um bom plano de negócios é simples na sua linguagem e na sua estrutura, para ser percebido por todos, desde os colaboradores da empresa a eventuais investidores. Assim, uma escrita demasiadamente formal e as expressões excessivamente técnicas são de evitar.

Organização

A estrutura do plano de negócios deve ser também direta, apresentando uma descrição da empresa, o seu esqueleto organizacional, os seus objetivos e os seus planos de ação.

Além do estilo e do conteúdo, a apresentação deve ser igualmente clara e agradável, incorporando as diferentes secções, um tamanho de letra e um espaçamento adequado, uma capa e uma encadernação atrativa e uma ilustração que auxilie a compreensão.

Completo

Apesar da sua simplicidade, um plano de negócios é um instrumento de gestão, um manual de ação, pelo que deve conter toda a informação importante para o negócio e para o seu desenvolvimento.

Objetividade

As informações do plano de negócio devem cingir-se às necessárias para a compreensão do negócio e da sua prossecução, nunca entrando e caindo no território do aleatório e desnecessário.

Realismo

O plano de negócios deve ser igualmente realista, nas suas metas, nos seus prazos, riscos, obstáculos, dados e em todas as suas informações.

 

Fonte: economias.pt, consultado a 11/02/2019