associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Visite Sistelo, o Pequeno Tibete Português!

in Destaque
Criado em 22 junho 2018

Aproveite para conhecer os fantásticos Passadiços inseridos numa paisagem genuína e fantástica!

A freguesia situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, vizinha do PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês. É famosa pelos seus socalcos - terraços construídos a alturas sucessivas na vertente da montanha, sobrepostos em escadaria e suportados por muros de pedra - que surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.

Associados a estas plataformas, construíram-se canais destinados ao transporte de água dos pontos mais altos das montanhas, poços e cursos de água, para os campos. Estes canais, que em alguns casos se estendem por dezenas de quilómetros, denominam-se de regadios e são fundamentais para a subsistência das culturas nos meses de verão.

Apelidado de “o pequeno Tibete português”, em Sistelo o tempo corre mais devagar, produz-se desde gado até artesanato (composto pelas meias redondas e pelos aventais de lã) e respira-se ar puro da serra.

 Visite Sistelo e aproveite para conhecer os fantásticos passadiços inseridos numa paisagem genuína e fantástica!

[1] Sistelo: Um Estudo Participativo numa Freguesia de Montanha