Imprimir

Medida “Comércio Investe” para a Modernização e Valorização do Comércio

in Projetos
Criado em 25 fevereiro 2015

No dia 24 de fevereiro, vários empresários reuniram-se no Auditório Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez para a apresentação da Medida “Comércio Investe”, realizada pela ACIAB.

O propósito desta apresentação foi informar acerca dos benefícios, condições de apresentação para as candidaturas, condições de elegibilidade e outros parâmetros processuais relacionados com a execução de candidaturas ao regime de incentivos nesta medida.

António Marques Campos, Presidente da Direção da ACIAB abriu a sessão, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves. António Campos começou por dar as boas-vindas aos empresários e evidenciou a natureza desta ação salientando que a medida Comércio Investe pode ser, quando devidamente aproveitada, uma ferramenta útil para os empresários da área do comércio da região e as empresas devem capitalizar esta oportunidade para se dinamizar e modernizar de forma a estimular os seus negócios.

O vice-presidente executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo, enquadrou a medida que se divide em duas componentes: projetos individuais, cujas candidaturas podem ser feitas até ao dia 27 de março (18H) e projetos conjuntos (mínimo de 10 empresas e máximo de 30 empresas) com candidaturas abertas até ao dia 13 de abril (18H).

Para os projetos individuais o incentivo financeiro assume a natureza de incentivo não reembolsável e correspondente a 40% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 35.000 € por projeto individual. Relativamente aos projetos conjuntos o incentivo financeiro é 45 % das despesas elegíveis para as empresas aderentes, não podendo ultrapassar o valor de 20.000 € por empresa. O projeto individual pode beneficiar de um prémio de boa execução correspondente a uma majoração de 5% do valor do incentivo apurado e o projeto conjunto também pode beneficiar de um prémio de boa execução correspondente a uma majoração de 10% do valor do incentivo apurado para as empresas aderentes.

Relativamente aos projetos individuais, estes são promovidos para micro e pequenas empresas, inseridas nas CAE 47 (Comércio a Retalho) cujo objetivo é a modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização e só são apoiados estabelecimentos de comércio a retalho tradicional com área de venda inferior a 500 m2.

Para uma consulta mais detalhada acerca da Medida Comércio Investe clique aqui; dirija-se à ACIAB em Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca ou contacte-nos através dos telefones 258 521 473 e 258 454524.

No dia 2 de março (segunda-feira), a ACIAB vai fazer a apresentação da Medida Comércio Investe, em Ponte da Barca, pelas 17h30 na Casa da Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos telefones 258 521 473 e 258 454524.