Print

Empreendedorismo Feminino

in Associados
Created: 07 March 2012

ACIAB apoia Projetos neste âmbito para Promover a Igualdade de Género e de Oportunidades

 

A ACIAB promoveu, em 2010, um curso de Empreendedorismo Feminino. Carla Lopes foi uma das formandas desse curso e abriu recentemente a sua empresa na área do apoio à terceira idade. Trata-se de um serviço que promove momentos de lazer e bem-estar na vertente do turismo sénior. Recebeu agora, da ACIAB, um incentivo de 5.000 euros que darão ao negócio um impulso necessário para uma maior capacidade empresarial.

 

carla_lopesO objetivo do curso foi promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres e incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o autoemprego, a capacidade empresarial e a qualidade da sua participação na vida ativa. Durante cerca de 200 horas de formação as temáticas incidiram sobre o domínio da igualdade de género, da gestão, das relações interpessoais, da liderança e tecnologias de informação e comunicação; e do desenvolvimento de um Plano de Negócio para as empresas a serem criadas.

 

A ACIAB pretendeu, com esta ação, que as mulheres empreendedoras pudessem tirar o maior partido dos conhecimentos adquiridos para serem futuras empresárias e investir na região, tal como se vem a verificar com a abertura de empresas em diversos ramos de negócio.

 

Carla Lopes admite que sem este curso de Empreendedorismo Feminino seria difícil lançar-se no negócio, uma vez que “não tinha ideia da parte burocrática da constituição da empresa, e de toda a gestão e estratégia que um negócio necessita, tornando-se o curso indispensável para ter conhecimento destas áreas” declarou. Relativamente ao apoio financeiro que recebeu da ACIAB afirma que “é fundamental pois vai permitir um investimento em áreas indispensáveis para a promoção da empresa e para o seu desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, a nível de material físico e de instrumentos de marketing.”

 

A curto prazo, os objetivos já estão bem traçados e passam por dar a conhecer a empresa ao público e aumentar os contactos com entidades com quem possa trabalhar em parceria. Esta empreendedora reconhece que é importante haver este tipo de cursos que incentivem as mulheres a ser empreendedoras uma vez que apoiando as mulheres promove-se “uma sociedade mais igualitária em todos os âmbitos da sociedade, nomeadamente, no setor empresarial”.

 

Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB, atesta que este projeto de empreendedorismo feminino demonstra “o caminho que está a ser feito no sentido de proporcionar às mulheres a oportunidade de criarem a sua empresa com um apoio considerável de 5.000 euros”. O vice-presidente executivo concluiu deixando a mensagem de que se espera “num futuro próximo a aprovação de outro projeto nestes moldes, o que possibilitará a criação de mais empresas na região, mais desenvolvimento económico e criação de emprego”.

entrega_do_cheque_a_carla_lopes

Entrega do chque de 5000 euros pelo presidente da ACIAB, Paulo Falcão e pela coordenadora do

Departamento de Formação da ACIAB, Fernanda Velinças