Print

Cristina Calçada - Barca Flor

in Associados
Created: 08 February 2012

"a arte floral está na moda, sempre esteve"

 

cristina_calada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cristina Calçada é florista e um exemplo de como a formação profissional pode preparar alguém para uma profissão e ter sucesso. Trabalha há 9 anos neste ramo e não tinha experiência nenhuma nesta área. Hoje este trabalho é uma paixão e diz que é “no meio das flores que se sente bem”.

 

Como nasceu a florista “Barca Flor”?

Há cerca de nove anos, abri a loja com o apoio dos meus meus cunhados que também já eram floristas e desde ai nunca mais parei.

Não percebia nada de flores mas tirei um curso e fui aprendendo, com a prática. Antes tinha uma loja de confeção, e na altura tínhamos seis ou sete funcionários mas desisti e abri a florista, foi uma decisão arriscada mas há certas alturas da vida em que devemos deixar falar o nosso espirito empreendedor.

 

Considera então que esta arte se aprende, não é um talento inato?

Aprende, sem dúvida, claro que já há pessoas com uma maior aptidão para esta arte, mas mesmo assim pode-se trabalhar e aprender muito mais com a formação. É, um benefício ter formação em qualquer área profissional, só temos a ganhar com isso a vários níveis.

 

Como avalia o mercado da arte floral? Qual é a sua perspetiva de mercado?

Obviamente que a crise afetar todos os sectores de negócio e este não é exceção, temos de ir vendo como evolui o mercado e tentar estar sempre atualizados, pois só assim conquistamos e fidelizamos clientes. Nesta altura da Primavera, a partir de Maio, começamos a ter mais festas e casamentos e o negócio o volume de vendas começa a ser maior.

 

Em algum momento pensou em desistir deste negócio?

Não, nunca.

 

Se fosse uma flor qual seria?

Uma margarida, porque é a flor que se encaixa em tudo, é uma flor indicada para qualquer ocasião, dá para colocar em qualquer arranjo floral.

 

Que serviços presta mais frequentemente e quais os meses que tem mais procura?

Faço todo o tipo de arranjos para decoração de igrejas, de festas e andores, igrejas para casamentos e batizados, e todo o tipo de lembranças a nível floral.

 

A arte floral está na moda? Sente que hoje em dia as pessoas não prescindem das flores para um acontecimento importante?

A arte floral está na moda, penso que sempre esteve, as pessoas sempre gostaram de ter flores nos acontecimentos importantes da sua vida, as flores transmitem uma energia muito boa e embelezam qualquer lugar. Acaba por ser um toque sofisticado e pessoal que se aplica a todas as ocasiões.

 

É uma tendência para continuar ou não?

Penso que a tendência será para continuar, as flores fazem parte da vida das pessoas, direta ou indiretamente.

 

O que pode ou poderia ser feito para fortalecer o mercado?

Entre outras coisas, a principal, na minha opinião, seria haver mais fiscalização nesta área, qualquer pessoa agora pode vender, não paga impostos, enquanto nós que temos loja e que somos profissionais temos muitas mais obrigações.

 

Uma mensagem que gostaria de deixar aos seus clientes.

Que continuem a preferir a minha arte e este estabelecimento e, acima de tudo, que apreciem sempre a beleza de uma flor e todas as mensagens que ela pode transmitir, dependendo da ocasião.

 

 

Entrevista realizada em junho de 2010