Imprimir

Como pode a UE proteger melhor as finanças dos consumidores

in Notícias Gerais
Creado: 20 Octubre 2011

O BEUC (Bureau Européen des Unions de Consommateurs) acaba de publicar uma sugestiva brochura intitulada "Um bom investimento – como pode a União Europeia proteger melhor as finanças dos consumidores". Investir é um assunto de todos, tem a ver com a aplicação das poupanças, os complementos de reforma, esquemas para apoiar os estudos dos filhos, depósitos bancários, etc.

O BEUC reivindica que a regulamentação dos produtos financeiros, em todas as circunstâncias parte das necessidades e dos interesses reais dos consumidores – é esta a melhor forma de restabelecer a confiança dos consumidores nos mercados financeiros. Seguem-se exemplos didácticos de investimentos e que tem a ver com informação incorrecta acerca da garantia dos depósitos, falta de informação fiável em transacções financeiras, escolhas desajustadas na aquisição de produtos inutilmente complexos e com encargos proibitivos, colocações não adaptadas às necessidades e à situação financeira dos aforradores, entre outros.

O BEUC sugere soluções para uma melhor protecção: protecção dos depósitos bancários, uma melhor regulamentação dos produtos financeiros, uma informação simplificada para cada produto, uma efectiva prevenção de conflitos. Nesta conformidade, o BEUC reivindica: antes de tomar a sua decisão, o consumidor deverá ter acesso a um documento conciso e compreensível para cada produto de poupança ou de investimento, que descreva as características essenciais do produto, incluindo o nível de risco e os encargos, só assim é que o consumidor pode proceder a comparações; um controlo da conformidade dos produtos com as características do público-alvo e as necessidades deste último deve ser efectuado previamente à sua colocação no mercado. A brochura tem versão em inglês e francês.

 

 

Fonte: http://www.consumidor.pt/, consultado em 20 de Outubro de 2011