A partir de fevereiro de 2026, todos os proprietários de automóveis terão de proceder ao pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), independentemente do mês da matrícula do veículo.
Isto significa que mesmo quem já tiver pago o IUC de 2025, por exemplo, em novembro ou dezembro, terá novamente de o liquidar em fevereiro de 2026.
Esta alteração resulta de uma mudança legislativa aprovada pelo Governo, que uniformiza o calendário de pagamento do imposto. Assim, o IUC deixa de estar associado ao mês da matrícula e passa a ter como referência o mês de fevereiro de cada ano.
- Pagamento em fevereiro para todos, mas alguns poderão pagar em duas vezes
Com esta alteração, haverá casos em que os proprietários terão de efetuar dois pagamentos num curto espaço de tempo.
Por exemplo, quem tiver um carro matriculado em dezembro poderá pagar o IUC de 2025 e, dois meses depois, o de 2026. Convém, portanto, preparar o orçamento familiar.
Contudo, está prevista uma exceção: os contribuintes cujo IUC de 2026 ultrapasse os 100 euros poderão optar por pagar o valor em duas prestações, a primeira até ao final de fevereiro e a segunda até ao final de outubro.
Quem preferir, pode naturalmente pagar o montante total logo em fevereiro.
- Evite esquecimentos e coimas com o débito direto
Para simplificar o processo e evitar esquecimentos, já é possível autorizar o débito direto do IUC através da Autoridade Tributária (AT).
Esta opção permite que o imposto seja debitado automaticamente da conta bancária, prevenindo atrasos e consequentes coimas.
Caso não ative o débito direto, deverá aceder ao Portal das Finanças durante o mês de fevereiro de 2026 para emitir a nota de cobrança e as respetivas referências de pagamento.
Convém não deixar para os últimos dias, pois milhões de contribuintes terão de realizar o mesmo procedimento dentro do mesmo prazo de 28 dias.
- O IUC vai aumentar em 2026?
Até ao momento (início de novembro de 2025), não existe indicação de alterações nas tabelas de IUC para 2026.
Contudo, o Governo poderá ainda introduzir mudanças até ao final do ano, mesmo que estas não constem da proposta de Orçamento do Estado para 2026.
Apesar de não haver novidades nas tabelas, está já em vigor uma lei que agrava o IUC a partir de 2026 para determinados veículos.
Esta nova norma introduz penalizações relacionadas com as emissões de partículas, abrangendo automóveis que até agora estavam isentos, como os registados antes de julho de 2007, independentemente do país de origem da matrícula.
Ainda assim, a aplicação será faseada: em 2026 só será cobrado 25% do valor adicional, aumentando gradualmente até atingir 100% nos anos seguintes.
Com este novo regime, a isenção por emissões passa a aplicar-se apenas a veículos com matrícula anterior a 1981.
Por outro lado, os veículos 100% elétricos mantêm a isenção total, enquanto os híbridos plug-in continuam a beneficiar de uma redução de 75% no valor do imposto.
