Imprimer

Turismo Sustentável | Sistelo "O Pequeno Tibete Português"

in Projetos
Création : 07 juin 2022

Uma paisagem pincelada de verde onde o ar que se respira purifica o corpo e a alma, Sistelo é tudo isto… e muito mais!

A freguesia situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, vizinha do PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês. É famosa pelos seus socalcos - terraços construídos a alturas sucessivas na vertente da montanha, sobrepostos em escadaria e suportados por muros de pedra - que surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.

Associados a estas plataformas, construíram-se canais destinados ao transporte de água dos pontos mais altos das montanhas, poços e cursos de água, para os campos. Estes canais, que em alguns casos se estendem por dezenas de quilómetros, denominam-se de regadios e são fundamentais para a subsistência das culturas nos meses de verão.

Apelidado de “o pequeno Tibete português”, em Sistelo o tempo corre mais devagar, produz-se desde gado até artesanato (composto pelas meias redondas e pelos aventais de lã) e respira-se ar puro da serra.

A aldeia é rodeada por um cenário marcado por moinhos, espigueiros, caminhos, calçadas, cortelhos, habitações de granito e os socalcos, sendo estes elementos exemplo da forma como as populações, durante séculos, ultrapassaram as difíceis condições orográficas naquele vale encaixado no rio Vez. Para além deste património edificado, com indiscutível valor histórico, cultural e estético, a população de Sistelo é guardiã de conhecimentos, de práticas comunitárias, de histórias e de tradições com grande valor etnográfico[1].

[1] Sistelo: Um Estudo Participativo numa Freguesia de Montanha