Dia 13 de Abril
IVA - Declaração periódica mensal (Fevereiro)
Sujeitos passivos do regime normal de periodicidade mensal (com volume de negócios igual ou superior a 498 797,90 euros no ano civil anterior) - Envio obrigatório pela Internet da declaração periódica relativa às operações realizadas em Fevereiro de 2009.
O pagamento pode ser efectuado através das caixas automáticas Multibanco, nas Tesourarias de Finanças e nos balcões dos CTT, ou através do homebanking.
Caso o sujeito passivo efectue transmissões intracomunitárias, terá que enviar também o anexo recapitulativo referente às transmissões efectuadas no mesmo período.
A ACIAB faz um balanço extremamente positivo em relação às candidaturas submetidas ao MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio. Esta tipologia de projectos tem uma comparticipação financeira concedida pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, visando a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais.
Projecto INFORADAPT
A ACIAB é parceira no Projecto INFORADAPT juntamente com a EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Minho) e várias entidades nacionais tais como Previform, AIMinho, IES, IPKKY, ESEVT, GDS e PROMAS.
Este projecto baseia-se num processo de transferência dos produtos criados no campo da Higiene e Segurança no Trabalho (H.S.T.) cujo principal objectivo é que em 2010, 60% dos parceiros tenham competências e habilidades para aplicar a H.S.T. no seu contexto de trabalho.
ACIAB realiza candidaturas para a 4ª Fase do ModCom
Apoios dirigidos a Comerciantes que pretendam remodelar ou promover os seus estabelecimentos
A ACIAB realiza candidaturas para empresas que queiram submeter projectos neste campo, e podem ser realizadas até 10 de Março de 2009.
Estes incentivos apoiam a dinamização de empresas de jovens empresários, constituídas ou adquiridas há menos de três anos; projectos individuais de pequena dimensão que visem aumentar a competitividade empresarial e projectos individuais de pequena dimensão que visem aumentar a competitividade empresarial em espaços rurais. A taxa de incentivo é de 50% das despesas elegíveis, e o montante total de investimento é de 100.000.00 € por projecto.
Os intuitos destes projectos ModCom incidem na modernização e revitalização da actividade comercial com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como na promoção de acções dirigidas ao comércio.
A ACIAB considera que se trata de incentivos de carácter estrutural e por isso é extremamente proveitoso para os empresários que queiram investir nesta área empresarial, pois abrange a promoção e a remodelação de estabelecimentos.
ACIAB participou na Reunião Transnacional do Projecto Learningarabic
Programa financiado pela União Europeia em que participam vários países europeus com o objectivo de fomentar as trocas comerciais entre a Europa e os países árabes
A ACIAB participou no início do mês de Fevereiro, num projecto comunitário a nível europeu, o Learningarabic. O principal objectiv é que os empresários europeus invistam no mundo de negócios do Norte de África e do Médio Oriente, uma vez que estas trocas comerciais têm vindo a aumentar e a tendência é para manter este cenário.
O projecto é inserido no âmbito do Programa "Lifelong Learning Programme" e as entidades parceiras são de Espanha, a "Ingafor", "Asesoriamiento, Tecnologia e Investigación" e a "Universidad de Málaga", da Itália fazem parte a "Federazione Nazionale Insegnanti Centro diiniziativa per l’Europa" e a "Fondazione Mediterrâneo", da Holanda a "Brill Publishers" e da Suíça a "University of Lugano".
Implementação da Metodologia do Programa já começou nas empresas
ACIAB é a primeira entidade a arrancar com o Projecto
O QI_PME Norte é uma iniciativa que visa aumentar os níveis de competitividade das PME da Região Norte, actuando sobre a Qualificação dos Recursos Humanos. O QI_PME Norte tem como objectivos: elevar a qualificação dos activos, promovendo a adaptabilidade e a produtividade, implementar processos de modernização empresarial nas PME, aumentar os níveis de emprego qualificado na Região e desenvolver estratégias de apoio à internacionalização das PME, identificar e antecipar as necessidades em termos de competências e qualificações, introduzir nas PME´s uma cultura de aprendizagem ao longo da vida nos seus Recursos Humanos, aumentar os níveis de emprego qualificado na Região, implementar processos de modernização empresarial nas PME´s e estratégias de apoio à sua internacionalização.
Realizou-se, dia 17 de Julho, mais uma edição da Feira da Pequenada em Ponte da Barca. O evento decorreu até ao dia 20 de Julho, das 15h até às 24h, no Choupal, num ambiente agradável e acolhedor com uma grande adesão de visitantes e o atractivo extra do desfrutar da paisagem.
Encontra-se aberta a nova fase de candidaturas ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), que reúne incentivos ao investimento das empresas que vão de 35% a 80%, a fundo perdido ou empréstimo reembolsável.
O QREN é um desígnio estratégico que, em traços gerais, tem como objectivos contribuir para a qualificação dos portugueses valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.
A ACIAB apoia as empresas que pretendam candidatar-se aos incentivos, realizando e acompanhando o respectivo processo de candidatura.
Sempre com vista à criação de mais-valias para os seus associados e para o tecido empresarial da região, a ACIAB, com o apoio das Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, realizou nos dias 14, 15 e 16 de Março, a Feira das Oportunidades, que teve lugar no Centro de Formação e Exposições de Arcos de Valdevez.
No recinto estiveram presentes empresas de vários sectores de actividades como comércio, indústria e serviços (imobiliárias, produções e eventos, ópticas, prontos a vestir, artigos para o lar, bijutarias, perfumarias, publicidade, estética, segurança, seguros, aparelhos médicos).
A estratégia subjacente à realização desta Feira Multissectorial consistiu na comercialização, promoção, divulgação e dinamização das actividades económicas da região, bem como propiciar às empresas a possibilidade de implementação de estratégias ajustadas de comunicação com o potencial mercado, apresentando os seus produtos e desenvolvendo contactos que facilitem o fortalecimento do tecido empresarial.