Imprimir

Tem menos de 24 anos? Prepare-se: ainda é um adolescente (diz estudo)

in Notícias Gerais
Criado em 19 janeiro 2018

“Provavelmente, o período de transição da infância para a idade adulta ocupa agora, mais do que nunca, mais tempo do curso da vida do que se pensava”, assim considera a professora universitária que propõe um novo prazo para a idade da adolescência.

A adolescência no século XXI começa mais cedo do que se julga e termina bem depois dos 18 anos de idade, de acordo com um estudo da revista “The Lancet Child & Adolescent Health”, divulgado esta sexta-feira.

Ao contrário do que a Organização Mundial de Saúde determina, a idade da adolescência termina cinco anos depois dos 19. De acordo com o documento “The age of adolescence”, a adolescência começa aos 10 anos de idade e termina aos 24 anos.

De acordo com Susan Sawyer, o alargamento do intervalo de idades para determinar a adolescência foi influenciado pelo facto dos jovens continuarem a estudar muito além dos 19 anos, pelo casamento ser uma decisão cada vez mais adiada para mais tarde e porque a idade para ter filhos é encarada, pela maioria, depois dos 30 anos.

“A puberdade precoce acelerou o início da adolescência em quase todas as populações, enquanto o seu final é adiado para além dos 20 anos”, segundo a professora da Universidade de Melbourne, Austrália.

Para Sawyer, é importante alterar a definição para que adequar leis e políticas em cada país. Razão pela qual defende, por exemplo, o alargamento dos apoios sociais até aos 25 anos.

“Simultaneamente, adiar a transição para a idade adulta, que inclui o prolongar dos estudos, adiar casamento e filhos está a alterar a perceção sobre quando começa a idade adulta”, considerou no estudo.

Sawyer conlui que “a maioria dos benefícios da idade adulta começa aos 18 anos, só que a verdadeira adoção de comportamentos e responsabilidades de adultos começa mais tarde”.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 19/1/2018