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10 (DEZ) Tipos de Clientes que a Sua Empresa Deve Conhecer

in Notícias Gerais
Criado em 17 novembro 2017

Existem diferentes tipos de clientes, cada um com as suas características. Entre os vários tipos de clientes com os quais a sua empresa tem de lidar encontram-se os seguintes.

Conhecer o tipo de cliente permite ser mais persuasivo ao transmitir uma mensagem e, na prática, ser um melhor vendedor.

O indeciso

Este tipo de cliente demora muito tempo a tomar uma decisão. Ele mede os prós e os contras de um produto e de uma decisão, comparando com o que a concorrência pode oferecer. Para lidar com este cliente é preciso ser-se paciente, prestativo e opinativo. 

O decidido

O decidido sabe bem o que quer e toma a decisão rapidamente por si. Deve-se deixar este tipo de cliente tomar as rédeas da conversa e não competir com o mesmo em conhecimentos.  

O apressado

O apressado é um cliente agitado, um pouco impaciente. É necessário ser-se objetivo e rápido com este cliente.

O falador

Já o falador parece querer fazer parte da sua empresa. Ele não tem pressa e gosta de ser ouvido e apreciado pela sua opinião. Ele requer um contacto amável, mas não o deve deixar-se desviar do assunto do negócio. 

O especialista

Este cliente conhece os produtos ao detalhe, podendo dominar melhor as especificações técnicas do que um vendedor. Deve-se falar para ele de forma técnica e objetiva.

O calado

O cliente calado é muito independente e age como se tudo fosse seu, não precisando de ajudas. Caso note alguma expressão de indecisão, tente oferecer-lhe ajuda. 

O negociador

Este cliente aparenta até ser um vendedor. Ele conhece todas as regras do jogo e deseja obter alguma vantagem extra com o negócio. Ele requer amabilidade no tratamento, mas não lhe deve dar nada facilmente ou gerar falsas expetativas.  

O simpático

O cliente bonzinho, sempre cordial e atento, parece não ter um furo na sua paciência. Apesar das suas características, ele requer cuidado no tratamento, não se confundindo nunca simpatia com intimidade.  

O satisfeito

Como já conhece a empresa e está contente com os seus serviços, este cliente é até um bom radar do funcionamento do serviço da empresa. Contudo, é preciso não deixar cair as suas expetativas.

O insatisfeito

O cliente mais resmungão, que nunca está contente com um produto ou serviço. Para lidar com este cliente é preciso uma dose de paciência e de passividade, fazendo-lhe ver que o seu problema está a ser resolvido.

 

Fonte: economias.pt, 21/4/16