associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Aldeia de Sistelo eleita como uma das 7 maravilhas de Portugal

in Destaque
Criado em 14 setembro 2017

No dia 3 de setembro de 2017, Sistelo foi uma das aldeias portuguesas vencedora das Setes Maravilhas de Portugal.

As aldeias de Sistelo, Dornes, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram as aldeias vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal, em gala transmitida pelas RTP.

O público votou nas 14 finalistas (duas por cada categoria), na cerimónia realizada em Piódão, tendo sido reveladas as sete vencedoras: Sistelo na categoria de Aldeias Rurais, Dornes na categoria de Aldeias Ribeirinhas, Fajã dos Cubres de Aldeias de Mar, Piódão na categoria de Aldeias Remotas, Castelo Rodrigo na categoria de Aldeias Autênticas, Monsaraz na categoria de Aldeias de Monumento e rio de Onor na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal dedicado às aldeias portuguesas tem como intuito promover o património histórico, natural, cultural e gastronómico.

A aldeia de Sistelo, é sem duvida uma das aldeias mais pitorescas de Portugal, inserida no único Parque Nacional no país, PNPG, conhecida como o Pequeno Tibete Português.

 

Sistelo

A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

A aldeia tem cerca de 300 habitantes e um cenário marcado por moinhos, espigueiros, caminhos, calçadas, cortelhos, habitações de granito e os socalcos, sendo estes elementos exemplo da forma como as populações, durante séculos, ultrapassaram as difíceis condições orográficas naquele vale encaixado no rio Vez. Para além deste património edificado, com indiscutível valor histórico, cultural e estético, a população de Sistelo é guardiã de conhecimentos, de práticas comunitárias, de histórias e de tradições com grande valor etnográfico[1].

Sistelo, antiga póvoa medieval, reúne um conjunto de monumentos e recantos que vale a pena conhecer.

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Deambule pelas ruelas de Sistelo e aprecie a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.

 

Pode ainda apreciar o cruzeiro, os fontanários e a construção das casas maioritariamente em granito, onde o turismo ganha destaque. A igreja paroquial, o jazigo do visconde de Sistelo e a ponte de Sistelo são outras atrações que vai querer visitar.

Para desfrutar de uma vista panorâmica é só subir ao miradouro e deixar-se deslumbrar pela paisagem.

O contacto com a natureza em Sistelo é uma constante, assim sendo se é apreciador de caminhadas dispõe de trilhos que o levarão a descobrir as belezas da freguesia, como o Trilho das Brandas de Sistelo (10Km), que tem início na aldeia e o levará até às brandas de Rio Covo, em Sistelo, do Alhal, no Padrão, e da Cerradinha, terrenos que, durante o verão, serviam de apoio à pastorícia. Pode também sair de Arcos de Valdevez, a caminhar ou de bicicleta, e fazer a ecovia até Sistelo, uma excelente opção para conhecer melhor a envolvência da aldeia e as atrações do concelho.

O artesanato característico da aldeia é composto pelas meias redondas de lã e pelos aventais de lã. Aproveite e traga algumas peças de recordação!

www.aldeiasportugal.pt

[1] Sistelo: Um Estudo Participativo numa Freguesia de Montanha