associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

CMVM vai avaliar contas das empresas a cada 4 anos

in Notícias Gerais
Criado em 11 agosto 2017

A Comissão do Mercado de Valores Imobiliários vai alterar a forma de supervisão financeira com o reforço do controlo financeiro dos seus emitentes.

A Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) vai alterar a forma de supervisão financeira com o reforço do controlo financeiro dos seus emitentes.

A partir do próximo ano, todos os documentos de divulgação de contas dos emitentes [58] vão ser verificadas, pelo menos, uma vez a cada quatro anos, noticia a edição desta sexta-feira do Jornal de Negócios.

“Foi deliberado introduzir no modelo de seleção também o critério de rotação, passando para um modelo misto que combine as três abordagens – risco, rotação e seleção aleatória”, explicou ao diário a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias.

A avaliação das contas basear-se-á numa amostra aleatória e num modelo de risco das empresas cuja probabilidade de existirem falhas seja maior. Além destas mudanças, haverá alterações na abordagem do risco, uma vez que a “probabilidade” (de existirem falhas) e o “impacto” (importância no mercado) passam a ter o mesmo peso.

Tendo em conta o modelo de avaliação do regulador financeiro, as contas de 30% das empresas cotadas vão revistas a cada ano.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 11/8/2017