associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

EXPOVEZ 2017 – Feira do Alto Minho | Adesão de Expositores e Visitantes foi um Sucesso

in Destaque
Criado em 09 maio 2017

A EXPOVEZ 2017 decorreu durante 3 dias, de 5 a 7 de maio, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez e expositores e visitantes descrevem o evento como uma das maiores feiras do Alto Minho, tendo-se traduzido num verdadeiro sucesso.

No certame participaram mais de 150 empresas expositoras, que mostraram uma diversidade da oferta empresarial, desde comércio, serviços, industria, produtos locais, artesanato, agricultura, maquinaria agrícola, inovação e tecnologia. Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB, referiu que “iniciativas como a EXPOVEZ são extremamente importantes para o desenvolvimento e dinamização da região, e que o empenho, dedicação e muito trabalho desempenhado pela parceria, assim como as empresas que apostaram neste evento para promover a sua marca e região contribuiu para que o certame se tornasse num verdadeiro sucesso.

António Marques Campos, Presidente da Direção da ACIAB, salientou que este evento é relevante para a dinamização da região a nível empresarial, da oferta turística, cultural e da gastronomia, sendo esta uma ótima oportunidade para as empresas divulgarem e desenvolverem os seus negócios e estabelecerem parcerias.

A Inauguração Oficial da EXPOVEZ contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira e o Encerramento do certame foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Na Sessão de Inauguração, Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB, solicitou ao Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, um conjunto de incentivos às empresas para revitalização e fortalecimento da área do comércio, como  Programas de Apoio ao Comércio, MODCOM/URBCOM, direcionados para as regiões de baixa densidade, quer para as empresas, quer para as Associações empresariais, através de ações de promoção e dinamização empresarial que beneficiem a fixação da população jovem nesta região; atribuição de um conjunto de competências às Associações Empresarias, a nível de abertura de novos negócios e dos já existentes, do género SIMPLEX para a área comercial e serviços. Salientou ainda, a importância da criação de uma Incubadora de Base Comercial, para reutilização de Espaços Comerciais devolutos, permitindo deste modo a fixação de empresas e empresários, contribuindo para uma dinâmica positiva de crescimento e revitalização dos Centros Históricos, assim como a criação de uma linha de apoio financeiro para realização de um Estudo/Levantamento da Toponímia do Comércio e Serviços dos Centros Históricos, o que permitirá a identificação, características dos negócios e setores de atividade a relançar.

A EXPOVEZ foi organizada em parceria pela ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte Barca, ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima e a In.Cubo.

A afluência de visitantes à EXPOVEZ foi enorme, tendo sido milhares as pessoas que se deslocaram ao Centro de Exposições para conhecerem as empresas participantes, assim como para desfrutar da animação variada que decorreu durante os 3 dias do certame.

A EXPOVEZ afirma-se, ano após ano, como uma iniciativa que mostra as riquezas de região e de todas as suas potencialidades. O certame já é uma referência e traduz o espírito empreendedor da região.