associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

História

in Geral
Criado em 12 novembro 2008

PT | EN

A Associação Comercial de Arcos de Valdevez foi fundada em 1911 e tem traçado com intensidade crescente o seu caminho, quer no engrandecimento do Comércio, Serviços e da Indústria do Alto Minho, quer no serviço aos seus associados.

Ao longo da sua existência a Associação Comercial de Arcos de Valdevez tem tentado manter-se como uma instituição competente e dinâmica. No entanto, a partir de 1941 foi submetida às regras do Estado Novo, o que a conduziu a um largo período de imobilismo, passando nessa altura a denominar-se “Grémio de Comércio de Arcos de Valdevez”. Em 1977, recuperou o seu estatuto inicial, ou seja, a sua anterior denominação (Associação Comercial de Arcos de Valdevez) e foi com muito empenho que conseguiu conservar a sua sede e seus associados.

Em 1989, com o objetivo de dinamizar a Associação, alguns empresários locais decidiram empenhar-se e trabalhar para o seu desenvolvimento, recuperando alguns dos associados perdidos e motivar outros a aderir, foram as primeiras metas estabelecidas pela nova direção, tendo realizado, no ano de 1990, o 1.º Encontro de Comerciantes dos dois concelhos (Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) surgindo assim a sua 1.ª Mostra Comercial (Expovez' 90).

No ano de 1996, a Associação Comercial de Arcos de Valdevez alterou parcialmente os Estatutos passando a denominar-se “ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca” e abrangendo o tecido empresarial do concelho vizinho.

Ao longo dos anos, esta instituição centenária tem tido um papel preponderante no desenvolvimento da região do Minho Lima, com um longo caminho percorrido e trabalha continuamente para a dinamização, promoção e desenvolvimento empresarial, através das várias iniciativas, eventos, projectos de investimento, formação profissional, seminários, workshops e outras atividades que tem vindo a promover em prol das empresas da região.

A ACIAB é assim uma das mais representativas Associações do país, tendo um historial com 102 anos.