associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Livro Comemorativo dos 100 Anos da ACIAB

in Notícias Gerais
Criado em 16 dezembro 2014

 

A ACIAB editou, em 2011, um livro comemorativo do seu centenário intitulado “100 Anos ACIAB”. A obra divide-se em duas partes, a primeira contempla a história do Município de Arcos de Valdevez e do Município de Ponte da Barca e os respetivos tecidos empresariais.

Posteriormente, aborda-se a história da ACIAB, no primeiro ponto os aspetos mais relevantes desde a sua fundação até à década de 80, no tópico seguinte versa-se sobre o seu relançamento em 1989 e os acontecimentos mais marcantes até 2011 e num terceiro ponto as iniciativas mais relevantes da ACIAB nas últimas duas décadas – eventos, feiras e exposições.

A segunda parte incide sobre os corpos gerentes entre 1911 e 2011 e são entrevistados os associados mais antigos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca assim como os Presidentes que fizeram parte das Direções da ACIAB desde 1988. De seguida, os dirigentes da ACIAB, à data da publicação, deixam uma mensagem e, por fim, dois jovens empresários um de Arcos de Valdevez e outro de Ponte da Barca, partilham as suas expectativas e projetos para o futuro.

A0 ACIAB desenvolve a sua atividade na região do Alto Lima, com principal enfoque nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e tem, neste momento, mais de mil associados, distribuídos pelos diversos setores da economia, nomeadamente, comércio, indústria e serviços. O tecido empresarial desta zona geográfica é composto maioritariamente por pequenas e médias empresas, que, ao longo dos anos, se foram adaptando às adversidades do mercado e evoluíram de tal forma chegando mesmo a entrar no exigente mercado internacional de forma marcante.

A ACIAB tem desenvolvido a aposta na adoção de novas formas de gestão, organização e requalificação dos recursos humanos das empresas, promovendo, continuamente, ações contínuas para a sua valorização e aumento de competências e conhecimento. É neste sentido que a ACIAB pretende continuar a trabalhar, fomentando, cada vez mais, o tecido empresarial e, consequentemente, a região.

Esta edição da ACIAB apresenta de forma sucinta o seu papel no contexto empresarial, económico e social da região e as iniciativas que promoveu ao longo do tempo, sempre com um grande espirito de inovação e empreendedorismo, traduzindo-se na crescente vitalidade e dinamismo do tecido empresarial.

Em suma, o livro comemorativo do centenário desta instituição pretende dar a conhecer aos seus associados e à população em geral, as condições em que nasceu a ACIAB, a sua evolução até aos nossos dias e todo o trabalho desenvolvido.