Imprimir

ACIAB faz balanço positivo da adesão aos projectos MODCOM em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca

in Notícias Gerais
Criado em 31 março 2009

A ACIAB faz um balanço extremamente positivo em relação às candidaturas submetidas ao MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio. Esta tipologia de projectos tem uma comparticipação financeira concedida pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, visando a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais.


A ACIAB incentivou as empresas da região a elaborarem projectos para este tipo de incentivos executando vinte candidaturas, com predominância para o sector alimentar, têxtil/lar, decoração, segurança, ourivesaria e óptica para estabelecimentos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, num total de investimento superior a dois milhões de euros, com uma comparticipação financeira de 954 mil euros para aos projectos apresentados.


De acordo com Francisco Peixoto Araújo, Director Executivo da ACIAB, "os empresários dos dois municípios, com estes projectos MODCOM, tiveram a oportunidade de dinamizar as suas empresas ao nível da competitividade e da modernização, o que se torna num absoluto benefício tanto para o tecido empresarial local como regional". O Executivo sublinha ainda que são apoios como estes que "permitem às empresas evoluir a nível de recursos humanos e de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo em que se inserem", denotando-se "que os nossos empresários têm essa consciência, motivação e vontade de evoluir e arriscar numa altura tão difícil como esta que estamos a viver em Portugal a nível económico e financeiro".


Esta fase do ModCom apresentava uma taxa de incentivo não reembolsável de 50% com um incentivo máximo de 50.000€ por projecto, com uma dotação de 25 milhões de euros para todo o país, que se traduziu na mais alta de sempre.


A ACIAB espera para breve os resultados dos projectos apresentados convicta que estes incentivos beneficiarão toda a região Minho-Lima.