Imprimir

ACIAB Promove a Igualdade de Oportunidades Apoiando Projectos de Empreendedorismo Feminino

in Associados

Margarida Vasconcelos, uma das formandas do Curso de Empreendedorismo Feminino promovido pela ACIAB, em 2010, prepara-se para abrir o seu negócio. O projeto consiste numa casa de turismo rural, "Casa Tia São Magalhães", com o objetivo de promover o concelho de Ponte da Barca dando a conhecer o seu vasto património, cultura e natureza. Esta empreendedora é um bom exemplo de como o facto de estar empregada e estável a nível profissional, não é motivo para cruzar os braços.

 

margarida



O que a levou a inscrever-se no curso de Empreendedorismo Feminino promovido pela ACIAB?

Quando vi o programa achei, imediatamente, o curso muito interessante para me valorizar tanto pessoal como profissionalmente. Posteriormente, veio a confirmar-se ter sido uma boa aposta, uma vez que as temáticas abordadas foram muito interessantes e enriquecedoras e o curso revelou-se uma agradável e valiosa experiência.

 

Que expectativas tinha quando se inscreveu?

Tinha bastantes e, o mais curioso, é que foram aumentando à medida que o tempo foi passando.

 

Como surgiu a ideia de apostar no turismo rural?

A ideia nasceu do facto de eu possuir um imóvel com características típicas das casas rurais daqui da zona, fazendo todo o sentido aproveitá-lo para dinamizar o turismo do concelho, uma vez que a oferta em Ponte da Barca não é muito vasta, e encontrei então, aqui, uma oportunidade de negócio. Durante o curso, as ideias foram surgindo e a parte da consultoria foi essencial para tornar realistas, e exequíveis, todas essas ideias. O meu objetivo é promover o turismo rural, mostrando o que de melhor há na freguesia de Vila Nova de Muía e no concelho, desde a natureza, o património e a cultura. Paralelamente, haverá também lugar para a venda de produtos típicos regionais, muito apreciados pelos turistas, principalmente os estrangeiros.


Acha que sem este curso de Empreendedorismo, seria mais difícil abrir o seu negócio?

Sem dúvida nenhuma, este curso é um grande impulso para que o projeto se concretize. Penso que as entidades competentes deveriam apostar muito mais no empreendedorismo feminino, as mulheres são muito empreendedoras e com estes estímulos podem fazer ainda mais e melhor.

 

Que objetivos, a curto prazo, tem traçados para o seu negócio?

Estou muito otimista e entusiasmada com este projeto, primeiro devido ao apoio que me foi dado por parte da ACIAB e segundo porque a ideia está bem definida e quando se quer muito uma coisa consegue-se, acho que querer é poder.


Quer deixar alguma mensagem para quem quer mas ainda não teve oportunidade de iniciar um negócio por conta própria?

Acima de tudo, que enfrentem o desafio sem medo, que tentem sempre fazer mais, que inovem e tenham coragem para arriscar.

 

Entrevista realizada em outubro de 2011