Imprimir

As empresas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca preocupam-se com a sustentabilidade ambiental?

in Associados

Fomos conhecer como as empresas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca encaram a sustentabilidade ambiental e que práticas desenvolvem para ir de encontro aos objetivos que este conceito engloba.

 


Lurdes Pimenta – Acrópole Decorações - Ponte da Barca

lurdesEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Claro que sim. Penso que é muito importante a preocupação com o ambiente. A nossa empresa comercializa produtos que têm compostos amigos do ambiente e também utilizamos material reciclável.

O ambiente é um dos fatores, à escala global, que deve merecer a atenção e colaboração de todos nós, para minorar os problemas que estão a assolar o nosso planeta. O aquecimento global e as consequências desse fenómeno vão originando que apreçam os vulcões, os sismos e outras coisas das Natureza.

Para as causas da degradação ambiental, também contribui o Homem através de comportamentos errados, até nas empresas, por isso, a nossa empresa deve distinguir-se pelos cuidados e pela preocupação para com o ambiente.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas se devem preocupar com o impacto que têm sobre o ambiente?

Eu penso que todos nós nos devemos preocupar com a questão ambiental. Todas as empresas, grandes, médias ou de pequena dimensão o devem fazer. Isso é muito importante.

O problema é de todos nós e por isso é necessária a colaboração de todos para que todos possamos através dos cuidados com o ambiente, melhorar as nossas condições de vida.

 

 

 


Maria Xavier Gomes - Condessa Cabeleireiros - Arcos de Valdevez

maria_xavierEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Sim, claro que sim. Aqui no meu salão, utilizo muito os aparelhos amigos do ambiente, principalmente aparelhos contra o ruído, com filtros, lâminas recicláveis e utilizo também sprays que são "amigos do ambiente" com compostos ecológicos. Preocupo-me também em não utilizar materiais que produzam maus cheiros, por exemplo.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas em geral se devem preocupar com impacto que têm sobre o ambiente?

Eu penso que todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, devem preocupar-se com as questões ligadas ao nosso ambiente, porque isso é muito importante.

 

 



Joaquim Gomes – Serralharia Agostinho Gomes Lda.- Ponte da Barca

joaquim_gomesEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Sim, nós procuramos utilizar material que seja amigo do ambiente e recolhemos e entregamos os materiais residuais a entidades próprias para depois serem tratados.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas se devem preocupar com o impacto que têm sobre o ambiente?

Sim, claro que sim. Penso que todas as empresas se devem preocupar com o ambiente porque ao fazê-lo, estamos a criar condições para uma vida melhor.

 

 



Manuel Castro – Imobiliária Mediarcos/Gabitarcos – Arcos de Valdevez

manuel_castroEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Sim, temos essa preocupação, utilizamos papel reciclado, e os aparelhos, eletrodomésticos e algum material de escritório de que dispomos são amigos do ambiente, recicláveis. Nós consideramos que é muito importante termos esse tipo de atitudes e cada vez mais.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas em geral se devem preocupar com impacto que têm sobre o ambiente?

Eu acho que todas as empresas, sejam, micro, pequenas ou grandes empresas e mesmo as pessoas singulares se devem preocupar com esta questão ambiental, porque preservar o ambiente é preservar o futuro da sociedade, dos nossos filhos e das gerações vindouras. Dentro da nossa empresa há um lema: proteger o ambiente significa proteger as florestas contra os incêndios, manter as propriedades limpas, situação que está ligada à nossa atividade, que é o imobiliário. Temos cuidados em relação a todas essas questões.

 

 



João Costa - Restaurante Costa do Vez – Arcos de Valdevez

joo_costaEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Desde sempre. Esta casa tem 29 anos de existência e sempre se preocupou com a sustentabilidade ambiental. Isso está à vista, na cozinha usamos pouco o gás, uma vez que fazemos tudo à base de fogões a lenha e nas lavagens do chão, utilizamos o mínimo detergente possível.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas em geral se devem preocupar com impacto que têm sobre o ambiente?

Todas as empresas em geral se devem preocupar com o ambiente, inclusive as mais pequenas. Aqui no restaurante a matéria-prima é de primeira qualidade. Não há peixe congelado, não há carnes congeladas, tudo é fresco. As pessoas que visitam o restaurante Costa do Vez (Grill) já sabem com o que podem contar: qualidade na gastronomia e simpatia no serviço e atendimento.

 

 



Lino Ventura - A.V Perfis, Lda. Alumínios – Ponte da Barca

lino_venturaEsta empresa preocupa-se com a sustentabilidade ambiental? De que forma o faz?

Sim, há essa preocupação, embora o nosso produto, que são os alumínios são produtos que depois têm que ser levados novamente para indústrias próprias para ser desfeito. O alumínio é depois transformado para voltar a fazer perfis de alumínio ou às vezes até peças para automóveis, temos como grande preocupação não vender estes produtos a qualquer "sucateiro" que aparece. Vendemos sempre a empresas credíveis que nos passam a certificação do Ministério do Ambiente.


Considera que só as grandes empresas ou todas as empresas em geral se devem preocupar com impacto que têm sobre o ambiente?

Todas as empresas devem ter formas de minimizar o seu impacto no meio ambiente. Aqui, nesta indústria, temos sempre a preocupação de fazer reciclagem tanto de papel como de plástico. Todo o nosso pessoal está sensibilizado para esta temática.

 

 

Entrevistas realizadas em agosto de 2011