associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Maria Adelaide Barbosa - Pão Doce

in Associados

“acho que se trabalharmos bem os clientes procuram-nos, como procuram outra área de negócio, tem é de existir muita disciplina e trabalho”

 

 

po_doce

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Adelaide Barbosa é proprietária e gerente da padaria “Pão Doce”, situada no centro de Arcos de Valdevez. O negócio nasceu há 20 anos e foi a primeira padaria na vila a ter o conceito de “pão quente”. Com o passar do tempo aperfeiçoaram técnicas e produtos e a panificadora é hoje reconhecida pela variedade e qualidade permanentes naquilo que faz.

 

Qual a razão que a levou a enveredar por esta área de negócio?

A nossa ideia era apostar em alguma coisa que fosse rentável e que as pessoas realmente precisassem. Na altura numa conversa com o nosso contabilista descobrimos que este sector era uma oportunidade de negócio viável e então decidimos apostar.

 

A crise já chegou ao seu estabelecimento, ao ramo da panificação?

Não, eu não penso assim. Acho que se trabalharmos bem os clientes procuram-nos, como procuram outra área de negócio, tem é de existir muita disciplina e trabalho.

 

De que forma considera que se poderia contornar esta fase menos positiva que o país atravessa económica e financeiramente?

Devia haver um planeamento comercial urbano no sentido de se estruturar melhor os estabelecimentos que são abertos pois muitos não têm viabilidade uma vez que há saturação no mercado. Neste campo a Associação tem um papel fundamental, no meu caso foi indispensável, por exemplo, pois deu-me todas as informações sobre a situação do mercado e as possibilidades de negócio.

 

Qual é a importância de ser associado de uma Associação Comercial, neste caso a ACIAB?

Muito importante pois têm um papel fulcral no apoio aos seus sócios a vários níveis.

 

A ACIAB tem um projeto diário nas rádios Valdevez e Rádio Barca onde são fornecidas várias informações de carácter empresarial assim como um espaço dedicado à opinião do associado. Qual é a sua opinião acerca deste projeto?

É, sem dúvida, um projeto louvável e toda a gente devia colaborar com ele pois os associados só têm a ganhar, pois é publicidade e promoção gratuita ao seu estabelecimento, aos seus produtos e aos seus serviços.

 

Sente que a sua clientela aprecia o seu estabelecimento?

Considero que servimos e atendemos bem os nossos clientes por isso acho que são clientes satisfeitos.

 

Quais são as especialidades da pastelaria Pão Doce?

Temos o bolo-rei de chocolate, bolo-rei, bolo rainha, pão-de-ló, estas especialidades numa vertente já mais natalícia porque a época está a aproximar-se. Para além disto, temos ainda toda uma vasta doçaria que os nossos clientes apreciam e que nós tentamos, cada vez mais, melhorar e inovar, primando pela diferença.

 

 

Entrevista realizada em outubro de 2010